pensamento

"Leva tempo para alguém ser bem sucedido porque o êxito não é mais do que a recompensa natural pelo tempo gasto em fazer algo direito." (Joseph Ross)

Parque Estadual do Guartelá

O parque foi criado em 1992 para preservar os ecossistemas típicos da região do Cânion do Rio Iapó ou Cânion Guartelá, considerado o 6º maior Cânion do mundo em extensão, além de ser o único com vegetação nativa.
belas paisagens, lugares misteriosos, formações rochosas como a Cachoeira da Ponte de Pedra, os “Panelões do Sumidouro” e o rio Iapó, que corta o desfiladeiro.

Atrações

  • Canyon Guartelá;
  • Cachoeira da Ponte de Pedra;
  • Mirante do Canyon;
  • Trilhas;
  • Pinturas Rupestres;
  • Panelões do Sumidouro;

Visitação

O Parque funciona de quarta a domingo e feriados nacionais das 8 às 18 horas e não é cobrado taxa de entrada. Para a visita nas pinturas rupestres é necessário a disponibilidade de um condutor local na entrada do parque.

paisagem
A paisagem vista do alto do Vale do Rio Iapó, principalmente ao amanhecer, é surpreendente. A bruma que cobre os campos vai se escoando e, aos poucos, surgem copas de araucárias ou "pinheiros-do-paraná" centenárias e formações rochosas muito interessantes. Sinuosas, altíssimas, irregulares, recortadas em fendas, surgem duas cadeias de montanhas, separadas pelo leito do rio Iapó.
Quanto à rica fauna da região, destacam-se mamíferos como tamanduás-mirins, bugios, tatus, capivaras e até o lobo-guará e a suçuarana, ameaçados de extinção. Entre as aves, os destaques são a curucaca, falcão quiri-quiri, pica-pau do campo, tirivas, codornas, perdiz e jacu.
A beleza e a diversidade da região têm atraído cada vez mais visitantes para o local. Além das várias caminhadas, o rafting nos rios Tibagi e Iapó e o rappel de cachoeira são outras grandes atrações.
O cânion Guartelá foi classificado como um dos sítios geológicos brasileiros, pela SIGEP graças ao impressionante exemplo de cânion que corta os arenitos devonianos da Bacia do Paraná.