FUNDADORA DO INTITUTO PAZ NO TRÂNSITO CONVOCA PROFESSORES E JOVENS PARA PALESTRA
Neste dia 14 de outubro de 2010, CRISTIANE SOUZA  criadora do instituto paz no transito fez uma palestra em Tibagi para  contar um pouco sobre sua vida e sobre sua maior perda que foi seu filho  Gilmar Rafael Souza e seu amigo Carlos Murilo de Almeida, que foram  vitimas de um grave acidente provocado pela imprudência no transito. O  que a motivou a criar o instituto para tentar mudar as leis de transito  do país. 
    Cristiane  é empresária e pastora, busca a criação e modificação de leis em prol a  vida, e comenta sobre aquela madrugada que foi acordada às 2 horas por  funcionários de uma funerária, e argumenta sobre aquele terrível dia que  acabou com o futuro de seu filho e seu amigo.
      Comenta  sobre a dor que é causada por perder um ente querido e a angustia,  desordem e falta de vontade de viver, conta que está sendo difícil até  agora suportar a dor da perda de seu filho. Comenta também sobre os  outros vários exemplos trágicos que mancham a história de vida de muitas  famílias brasileiras, 
      “cada um de nós podemos sim fazer a diferença.”... ”valorizando a minha vida e tão quanto importante a dos outros também”. 
      Nesta  palestra ela mostra como podemos nos proteger e proteger ao próximo com  esta forma de pensamento, em formas de projetos nas escolas por  educadores alertando as crianças e os jovens para serem futuros cidadãos  de bem. 
    A palestra contou também com a presença de dois exemplos de vida, atletas tibagianos  que  voltaram da argentina com quatro medalhas de ouro e prata, do  campeonato sul americano de canoagem. Ricardo Taques veio com duas  medalhas de ouro nas mãos, e seu companheiro Filipi Santin com duas de  prata, os dois contam de forma resumida relatos de sua trajetória no  esporte. 
FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
Neste feriado de NOSSA SENHORA aconteceu no Guartelá na fazenda de "NHO BENTO" (na foto), a festa de louvor a santa. a festa acontece todo FERIADO DE NOSSA SENHORA APARECIDA - 12 DE OUTUBRO, cada ano reune uma estimativa de 350 fiéis durante o dia de festa. Durante a festa pode ser observado o Canyon do Guartelá, com o qual a fazenda faz divisa, a festa também conta com leilões de prendas para ajudar a manter a "igrejinha".

 
